terça-feira, 31 de julho de 2012

Um dos males que afinge os gaúchos


A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma das doenças mais prelevantes no mundo, acometendo cerca de um terço da população adulta. Nas últimas décadas o número de hipertensos tem aumentado progressivamente devido a fatores como maior expectativa de vida, maior incidência de obesidade, sedentarismo e maus hábitos alimentares.
Achar que sabemos quando a pressão arterial está alta ou normal baseado na presença ou na ausência de sintomas, como dor de cabeça, cansaço, dor no pescoço, dor nos olhos, sensação de peso nas pernas ou palpitações, é um erro muito comum. 
Uma pessoa que não costuma medir sua pressão arterial simplesmente porque não tem nenhum sintoma, pode muito bem ser hipertenso e não saber. Por outro lado, se o paciente é sabidamente hipertenso, mas também não mede a pressão arterial periodicamente, pode ter a falsa impressão de a ter controlada. 
Não existe nenhuma maneira de avaliar a pressão arterial sem que se faça a aferição da mesma através de aparelhos específicos, chamados popularmente de "aparelhos de pressão".
O nosso famoso sal de cozinha é composto basicamente de cloreto de sódio (NaCl). É o principal vilão da hipertensão arterial. O problema não é exatamente o sal, mas sim o sódio presente nele. Por conseguinte presente no nosso prato principal o churrasco.



Dicas e receitas fáceis de como controlar a hipertensão

  • Controle periodicamente sua pressão arterial.
  • Deixe de fumar.
  • Minimize o uso de álcool.
  • Mantenha seu peso ideal.
  • Faça exercícios físicos sob orientação médica.
  • Evite alimentos ricos em gorduras. Eles contêm grandes quantidades de colesterol, o que é prejudicial à sua saúde.
  • Diminua o sal nos seus alimentos.
  • Evite a tensão. Enfrente melhor sua vida.

Receitas de remédios caseiros capazes de tratar, aliviando e diminuindo a hipertensão:



Receita 1 – Coloque 3 ou 4 colheres de farinha de mandioca em um copo com água, à noite e pela manhã beba somente a água. A farinha de mandioca limpa as gorduras do organismo.  

Receita 2 – Ginko Biloba, uma erva natural, usada pelos chineses há milênios. Você tem de tomar o extrato seco. Ele como chá pouco funciona. É um medicamento fototerápico, vendido em farmácias em forma de cápsulas, mas é totalmente natural, pode tomar tranquilamente.

Receita 3 – Tomar nas refeições 1 cápsula de óleo omega-3 e uma cápsula de alho de 500 mg. Trocar o sal de cozinha (cloreto de sódio) por mistura de 80% de cloreto de potássio. Beber 100 ml de vinho tinto de boa qualidade nas refeições.

Receita 4 – Para pressão muito alta: Corte em rodelas 1 cebola crua, e coloque 3 rodelas em cada sapato sem meias e caminhe.

Plantas que fazem baixar a pressão: acácia, agrião, alfavaca, amora-branca, alecrim, cana-de-milho, cavalinha, graxuma, maracujá, limão, salsa e sete-sangrias, por serem diuréticos.


                       Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário